Oceanografia geolÓgica

Estuda a sedimentologia, a geomorfologia, a geofísica e os processos morfodinâmicos marinhos e costeiros. Trata dos processos deposicionais e textural dos sedimentos dos oceanos (fundos submarinos) e praias; origem, evolução e suas relações com as estruturas geológicas, identifica e localiza recursos minerais marinhos.

professores ocn geo

Profº. Dr. Antonio Tadeu dos Reis

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Geologia e Geofisica Marinha pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Geofísica pelo Observatório Nacional, doutorado em Análise de Bacias pela Université Pierre et Marie Curie/Paris VI, França (2001) e pós-doutorado pelo Lagemar-Uff. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Oceanografia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, editor associado da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics) e membro da SBGf (Sociedade Brasileira de Geofísica) e da AGU (American Geophysical Union). Possui experiência na área de estratigrafia, sedimentação marinha, sísmica aplicada, geologia estrutural e oceanografia geológica, com ênfase nos temas: (1) arquitetura e ciclicidade deposicional de sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens passivas (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) interação tectônica-sedimentação. É orientador credenciado de mestrado no Programa de Mestrado em Oceanografia-UERJ e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Geologia e Geofísica Marinha/LAGEMAR-UFF. Atualmente, desenvolve pesquisas nas bacias marginais do Atlântico Equatorial brasileiro (bacias da Foz do Amazonas - Leque Submarino do Amazonas e do Pará-Maranhão), nas bacias das margens sudeste/sul brasileiras (ex: bacias de Santos, Campos, Espírito Santo e de Pelotas), e em bacias do Mediterrâneo Ocidental (Golfo de Lion e margem catalã).

Profº. Dr. Hélio Heringer Villena

Graduado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutor em Ciências pela Faculdade de Geologia da UERJ (2007). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sedimentos, batimetria, geologia. Larga experiëncia em estudos ambientais e processos de licemciamento ambiental offshore na bacias de Campos e Espirito Santo.

Profª. Drª. Josefa Varela Guerra

Graduada em Geografia (USP) e em Oceanologia (FURG); curso de especialização em Geologia e Geofísica Marinha (Lagemar-UFF) e Mestrado em Geografia (UFRJ). Doutorado em Oceanografia concluído em 2004 (University of Washington - Seattle - Estados Unidos). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário (ABEQUA), da American Geophysical Union (AGU) e da Estuarine & Coastal Research Federation (CERF). Atua principalmente na área de Oceanografia Geológica, com ênfase na dinâmica sedimentar de ambientes costeiros e marinhos. Com seu trabalho visa contribuir para a compreensão dos processos envolvidos na evolução das margens continentais e na transferência de sedimentos das áreas continentais para o oceano. Atualmente, suas atividades de pesquisa se concentram no estado do Rio de Janeiro, em especial no setor compreendido entre a Baía de Ilha Grande e o cabo de São Tomé. Colabora em projetos desenvolvidos na plataforma continental do rio Eel (norte da Califórnia), na Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro, RJ), na plataforma continental do rio Amazonas e nas Bacias de Santos e Pelotas. É orientadora de Mestrado no Programa de Oceanografia (UERJ) e de Mestrado e Doutorado no Programa de Geologia e Geofísica Marinha (Lagemar-UFF).

Profº. Dr. Marcelo Sperle Dias

MARCELO SPERLE DIAS É OCEANÓGRAFO (UERJ, 1988), MESTRE EM GEOFÍSICA (ON-CNPQ, 1991) E DOUTOR EM GEOFISICA (ON-CNPQ/LDEO-COLUMBIA UNIVERSITY, 1997). DESENVOLVEU SUA TESE DE DOUTORADO NO LAMONT DOHERTY EARTH OBSERVATORY DA UNIVERSIDADE DE COLÚMBIA, NY-USA. ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO (DE) DA FACULDADE DE OCEANOGRAFIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PUBLICOU 08 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 38 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 03 CAPITULOS DE LIVROS PUBLICADOS. PUBLICOU 26 ARTIGOS EM REVISTAS E JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO. ORIENTOU 06 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E CO-ORIENTOU 07, ALEM DE TER ORIENTADO 12 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 11 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NAS AREAS DE OCEANOGRAFIA E GEOFÍSICA. INTEGROU 28 BANCAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO) E DE GRADUAÇÃO E DE 18 BANCAS DE CONCURSOS PÚBLICOS. RECEBEU 11 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ENTRE 1999 E 2006 PARTICIPOU DE 19 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENOU 09 DESTES. ATUALMENTE PARTICIPA DE 06 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENA 03 DESTES. PARTICIPOU DE VÁRIOS CONGRESSOS E EVENTOS NO EXTERIOR E NO BRASIL. ATUA NA AREA DE OCEANOGRAFIA, COM ENFASE EM GEOFISICA MARINHA. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 76 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: DINAMICA SEDIMENTAR, BAIA DA ILHA GRANDE, EROSAO COSTEIRA, BAIA DE GUANABARA, GEOFISICA. MARINHA, MODELAGEM, MORFODINAMICA, MORFODINAMICA DE PRAIAS E GEOFISICA AMBIENTAL.

Profª. Drª. Natasha Santos Gomes Stanton 

Formada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), com mestrado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2004). É doutora em Geofíisica pelo programa sandwich entre a pós-graduação em Análise de Bacias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e os "Institute Universitaire Européen de La Mer (IUEM)" e "Institute de Physique du Globe de Paris" (IPGp) da França, com pós-doutorado em Geofísica no Observatório Nacional (2011). Área de atuação: Geofísica, Geotectônica e Geologia Estrutural. A principal área de interesse abrange o entendimento de margens passivas, no contexo das correlação continente-oceano, imageamento da estrutura crustal rasa e profunda para compreensão da evolução geodinâmica. Recentemente realizou um pos-doutorado no IPGp - Universidade de Strasbourg (França) em colaboração com Gianreto Manatschal, com foco na investigação geofísica de margens rifteadas profundas, imageamento do limite continente-oceano (COB) e do breakup da litosfera e oceanização. Atualmente é professora da Faculdade de Oceanografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde desenvolve o projeto BRAMAR.

Profª. Drª. Renata Cardia Rebouças 

Renata Cardia Rebouças concluiu graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz em 2004. Fez mestrado (2006) e doutorado (2010) em Geologia, área de concentração Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora adjunta da matéria Oceanografia Geológica com enfâse em Geocronologia do curso de Oceanografia da UERJ. Atua nas áreas de Geologia Marinha e Oceanografia. Seus principais interesses em pesquisa são: Origem e Evolução Plataforma Continental, Sedimentação Marinha, Textura, Composição e Origem dos Sedimentos, Substratos e Recursos da Plataforma Continental, e Transferência de Carbono Continente/Oceano. 

Profª. Drª. Silvia Dias Pereira

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) , especialização em Projetos de Análise de Bacias pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993) , mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Oceanografia , com ênfase em Oceanografia Geológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: manguezal, sedimentos, variação do nível do mar, isótopos estáveis de C.