A Graduação

 

O Curso de Oceanografia da UERJ tem a duração de 5 anos sendo oferecido em regime integral (manhã e tarde). Dado o seu caráter inter e multidisciplinar, a formação do profissional oceanógrafo exige, inicialmente, a capacitação em diferentes áreas das ciências elementares (Biologia, Física, Geologia, Química, Matemática e Estatística, Climatologia, Meteorologia, Cartografia). Esta capacitação é oferecida durante o ciclo básico de formação (2 anos de duração), que é seguido pelo aprofundamento e aplicação desses conhecimentos ao ambiente marinho, durante o ciclo profissional (3 anos de duração), que inclui a elaboração e defesa de monografia de final de curso.

Neste contexto, o curso visa a formação de profissionais capacitados para atuar tanto no mercado de trabalho quanto na academia.

 

Estrutura

 

Dar ao aluno uma formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos, capacitando o futuro profissional a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis.

 

Competências e Habilidades

 

O Oceanógrafo deverá ter competências e habilidades para formular, elaborar, fiscalizar e dirigir estudos, planejamentos, projetos e/ou pesquisas científicas básicas e aplicadas; levantar processar e interpretar as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas, as suas interações bem como prever o comportamento desses parâmetros e o dos fenômenos a eles relacionados; desenvolver e aplicar métodos, processos e técnicas de exploração, explotação, beneficiamento e inspeção dos recursos naturais; desenvolver e aplicar métodos de gestão ambiental; coordenar planos, programas, projetos e trabalhos inter e transdisciplinares nas áreas marinha e costeira; desenvolver métodos de ensino e pesquisa oceanográfica; e, conhecer, compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais.

 

Atitudes e Procedimento

 

Espera-se formar um profissional mais voltado para as necessidades imediatas do mercado de trabalho e não só para a formação acadêmica, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.